Dos GY!BE e dos Silver Mt. Zion: Menuck lança-se a solo e Esmerine têm novo álbum

11Apr11

Dois dos tentáculos dos canadianos Godspeed You! Black Emperor atiram-se aos álbuns: Efrim Menuck, guitarrista do ensemble post-rock e vocalista dos Silver Mt. Zion prepara-se para lançar a sua voz lamuriosa a solo em Plays “High Gospel”; e Bruce Cawdron, um dos percussionistas que o PA viu em Barcelona, reune-se novamente com Beckie Foon, ex-violoncelista da banda de Kollaps Tradixionales, para fazer mais um álbum de Esmerine, La Lechuza, desta feita, com uma grande homenagem à cantora Lhasa de Sela. Ambos os registos vão ser selados pela incontornável Constellation.

Os Godspeed You! Black Emperor não são um dos maiores e mais influentes nomes da música contemporânea só pela sua música, mas também por todos os nomes que trouxeram à tona da música independente, muitos como projectos satélite que correram para órbitas em volta dos seus próprios astros, como são os Hrsta, os Fly Pan Am, os próprios Esmerine e, claro, os Silver Mt. Zion.    

Agora há mais uma lua a ganhar um nome próprio, apesar do reconhecimento que o nome Efrim Menuck já recolhe. O vocalista/guitarrista/pianista dos Silver Mt. Zion atira-se a solo e com uma perspectiva muito pessoal num projecto que recolhe todo o trabalho que tem desenvolvido há quase duas décadas, desde as experiências na guitarra, carregada de fuzz e dividida em milhentos e curtos delays analógicos, à voz sofrida e à manipulação de som através de processadores analógicos. O álbum inteiramente gravado e interpretado pelo próprio guitarrista em vários sítios diferentes da capital do Quebec, Montreal, e masterizado por Harris Newman, vem mostrar um lado muito “concentrado e envolvente” de Menuck. Plays “High Gospel” tem data de edição prevista para 24 de Maio.

Os Esmerine, por seu lado, interrompem um hiato imprevisto de seis anos sem editar álbuns com La Lechuza. Desde Aurora (2005), que Bruce e Beckie não lançavam um álbum através do pequeno ensemble que lideram. Agora que o voltam a fazer, introduzem de imediato um diferença e mantêm uma pequena tradição: a integração de mais dois músicos no alinhamento definitivo da banda, a harpista Sarah Page (Barr Brothers) e o percussionista Andrew Barr (Barr Brothers); a equação dos convidados, que caracterizou os dois primeiros álbuns do duo-agora-a-dobrar continua a ser feita, registando a faixa A Dog River a participação de Colin Stetson e de Sarah Neufeld (Arcade Fire), de Patrick Watson (que produziu o álbum e até vem a Portugal agora em Abril) em Trampolin.

Rachel e Andrew, assim como Watson, surgem em La Lechuza por intermédio da malograda Lhasa de Sela, de quem eram amigos e com quem tocaram, todos juntos, excepto o cantuator, no seu último álbum, como banda da cantora de origem mexicana. Aliás, atentando no alinhamento do álbum, em baixo, é possível reparar que a última faixa é uma versão de uma canção original de Lhasa, Fish On Land, que foi gravada pelo mesmo produtor que assinou o último e terceiro álbum da cantora, Thierry Amar. Não seria, de todo, um exagero dizer que este álbum é, em muito, motivado por amizade à cantora, sendo que todos os seus intervenientes eram seus amigos – e Patrick Watson juntou-se mesmo aos Esmerine para compor Snow Day For Lhasa, que pode ser ouvida AQUI. O álbum tem data de edição prevista para 7 de Junho.

Efrim Menuck – Plays “High Gospel”

01 – our lady of parc extension and her munificent sorrows
02 – a 12-pt. program for keep on keepin’ on
03 – august four, year-of-our-lord blues
04 – heavy calls & hospital blues
05 – heaven’s engine is a dusty ol’ bellows
06 – kaddish for chesnutt
07 – chickadees’ roar pt. 2
08 – i am no longer a motherless child

Esmerine – La Lechuza

01 – A Dog River
02 – Walking Through Mist
03 – Last Waltz
04 – Trampolin
05 – Snow Day for Lhasa
06 – Sprouts
07 – Little Streams Make Big Rivers
08 – Au Crépuscule, Sans Laisse
09 – Fish on Land

por André Forte

Advertisements


No Responses Yet to “Dos GY!BE e dos Silver Mt. Zion: Menuck lança-se a solo e Esmerine têm novo álbum”

  1. Leave a Comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: