Cinco mulheres para Sines

30Mar11

O FMM anunciou recentemente cinco novas contratações para o seu cartaz: Manou Gallo, Nomfusi, Nathalie Natiembé, Mercedes Peón e Luísa Maita.

Começamos as apresentações pelo fim, porque a brasileira Luísa Maita é a primeira a subir ao palco do Festival de Músicas do Mundo, no dia 24 de Julho. Ao Castelo, Luísa leva Lero-Lero, o seu álbum de estreia, editado em 2010, que combina samba e bossa nova com música de cariz urbano.

Segue-se Mercedes Péon. A multi-instrumentista galega apresenta-se, também no Castelo de Sines, mas dia 27 de Julho, com Sós, álbum de 2010, no qual revela uma faceta mais vanguardista e tem por isso feito sucesso entre os apreciadores da World Music.

E, com Manou Gallo, chegamos a África. A cantora, baixista e percussionista natural da Costa do Marfim tem já três trabalhos editados – Dida (2002), Manou Gallo (2006) e Lowlin (2009) – que vem apresentar a Sines acompanhada pela belga Women Band.

A jovem sul-africana Nomfusi estreia-se no Castelo dia 28 de Julho.  A acompanhá-la em palco estarão os The Lucky Charms, banda composta por músicos que, tal como ela, cresceram em “townships”, bairros pobres onde não habitam brancos.

Nathalie Natiembé vem de Reunião, Ilha francesa no Oceano Índico, para actuar no Castelo dia 30. A sua música pode inserir-se na tradição do “maloya”, típica da sua ilha, mas respira também influências variadas da música de raiz africana até à chanson francaise.

Por fim, aqui fica o resumo dos nomes já confirmados: Congotronics vs. Rockers (RD Congo / EUA / Argentina / Suécia), Vishwa Mohan Bhatt & The Divana Ensemble “Desert Slide” (Rajastão – Índia), Ebo Taylor & Afrobeat Academy (Gana), Mário Lúcio (Cabo Verde), Mamer (China), António Zambujo (Portugal), Blitz the Ambassador (Gana / EUA), Ayarkhaan (República da Iacútia – Rússia) e Shunsuke Kimura x Etsuro Ono (Japão).

Estão previstos ao todo 35 concertos para o Festival de Músicas do Mundo de Sines que, em 2011, acontece entre 22 e 24 (sexta-domingo) e 27 e 30 de Julho (quarta-sábado).

Advertisements


4 Responses to “Cinco mulheres para Sines”


  1. 1 Mais para o FMM Sines: Cheikh Lô, Le Trio Joubran e Mama Rosin « Ponto Alternativo
  2. 2 Secref Chiefs 3 (e mais) em Sines « Ponto Alternativo
  3. 3 Secret Chiefs 3 (e mais) em Sines « Ponto Alternativo
  4. 4 FMM Sines já tem programa completo « Ponto Alternativo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: