Concerto: We Are The Damned + Before The Torn @ Musicbox

14Mar11

10 de Março, MusicBox, Lisboa
Texto por Emanuel Pereira / Fotos por Pedro Roque


A A Classic Tale of Horror Tour passou pela capital no passado dia 10, trazendo consigo duas bandas portuguesas em fase de promoção aos seus novos discos. Se os Before The Torn lançaram The Serpent Smile no dia 1 de Março, Holy Beast, o novo dos We Are The Damned, foi colocado à venda dias antes, a 25 de Fevereiro, já com o selo da germânica Bastardized Recordings. Actuando diante de um público morno (na melhor das hipóteses), os dois grupos conseguiram, ainda assim, concertos de bom nível, com destaque para a pujança revigorada dos We Are The Damned – que contaram com uma participação especial.

Os Before The Torn ofereceram uma hora de concerto aos presentes, que, na sua maioria, estavam lá para ver uma das mais proeminentes bandas portuguesas dentro do género metalcore/hardcore. Apesar disso, Guilherme, o vocalista, teve alguma dificuldade em incentivar o público a movimentar-se a e a aproximar-se do palco. Talvez devido ao facto de o setlist ter abordado vários temas de The Serpent SmilePoisonous Words, Cosmopolitan Deathwish e Last Night’s Nightmare foram alguns dos escolhidos – a actuação dos Before The Torn nunca atingiu um nível superior. Não que o novo álbum seja o parente pobre da em comparação com o regito de estreia, mas é natural o desconhecimento e a falta de ligação da plateia com o disco, algo que já não se sucede quando se ouve The Sentence ou Endless Calling, de Burying Saints (2008).
Depois de 60 minutos fustigados por breakdowns e riffs melódicos, os Before The Torn saíram, ainda assim, sob um efusivo aplauso – a missão, afinal, terá ficado cumprida: apresentar verdadeiramente o novo rebento musical dos lisboetas.

Já os We Are The Damned voltaram à estrada quase um ano depois dos últimos concertos. Muito se debateu, há uns bons tempos, a saída de Sofia, com Ricardo Correia a assumir a posição de vocalista do grupo. Ao que parece, essa brusca mudança, e todas as consequentes adaptações, já lá vão, e os We Are The Damned apresentam, agora, uma coesão recuperada e um motor renovado.
O crust/d-beat com inspirações suecas, bem torneado com referências death/black, estão de fulgor revigorado e os cerca de quarenta minutos de concerto provaram-no. Devorador dos Mortos, faixa integrada no novo disco e cujo clip foi banido da MTV, mostra a abordagem violenta e impetuosa dos We Are The Damned, prolongada por Serpent, Throne of Lies ou Christian Orgy, também elas pertencentes a Holy Beast.
Pelo meio, houve espaço para uma cover: Into the Crypt of Rays, mítica faixa de Celtic Frost, foi tocada, com a participação especial de Nocturnus Horrendus, músico que integra projectos de black metal como Corpus Christii ou Morte Incandescente. Foi o ingrediente extra numa actuação ácida e sórdida, que pecou apenas pela curta duração.

This slideshow requires JavaScript.

Advertisements


3 Responses to “Concerto: We Are The Damned + Before The Torn @ Musicbox”

  1. Eu assisti a um dos últimos concertos dos WATD antes de irem para estúdio e achei no mínimo sofrível. Terei de ouvir esse disco novo.


    Pedro Pereira

    http://por-um-punhado-de-euros.blogspot.com
    http://filmesdemerda.tumblr.com


  1. 1 Os Before The Torn vão até à Casa de Lafões promover o novo álbum « Ponto Alternativo
  2. 2 Para ver: ‘Devorador Dos Mortos’ de We Are The Damned « Ponto Alternativo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: