A primavera da ZDB traz Tim Hecker, Julian Lynch, Grouper e Ducktails

08Mar11

A Galeria Zé dos Bois, situada lá no alto bairro cheiro da cultura da capital, é um dos sítios que mais nos acarinha com novas revelações musicais. Mas não só: há sempre espaço para nomes conceituados, oportunidades únicas, como é o caso da passagem, já esta semana, de Arthur Doyle (que também rumará ao Porto, no Passos Manuel).

Mas, as novidades agora são outras: é que o véu de (alguma) programação para os próximos meses já foi desvendado. Assim, sabemos, desde já, que vamos poder contar com Julian Lynch, Tim Hecker, Grouper, Ducktails, Rene Hell, U.S. Girls ou Red Trio, apenas para citar alguns (confiram a restante programação abaixo).

Comecemos por Março, então. A 10, e pela primeira vez em solos portugueses, teremos o norte-americano Arthur Doyle, bem acompanhado pelos nacionais Pão; a 12, a menina delicodoce Julianna Barwick vem apresentar o seu The Magic Place – antes disso, estará na cidade dos estudantes, Coimbra, na Oficina Municipal do Teatro -, enquanto que os Magina estarão encarregues de abrir as hostes dessa noite. Sei Miguel Unit Core continua a sua residência na Rua da Barroca, a 17; já os portuenses Botswana (uma estreia pela capital) e os lisboetas Sunflare vão cumprir a tarefa de mostrar ao vivo os seus novos registos, Attila Atlas e Young Love, respectivamente. Ainda, o barreirense Tiago Sousa, que tem Walden Pond’s Monk na calha para editar, vem à Zé dos Bois a 26.

Em Abril, música mil, o provérbio preferido cá do sítio. Da América, chegam Rene Hell e o seu sintetizador, que actuam a 1 (e não é mentira!); os portugueses Red Trio e os seus tons de jazz vêm pintar ambientes ao aquário um dia depois, a 2, e Beans, fundador dos Antipop Consortium, banda de hip-hop dos States, promete pôr toda a gente a mexer, a 10. No Means No, banda de punk visceral, a 13, e Tim Hecker, a 29, com disco novo, Ravedeath, 1972, em data única nacional, são outros dos pontos neste verdadeiro roteiro musical gourmet. Porém, o destaque do quarto mês do ano vai ter de ir para Grouper, que actua no Teatro Maria Matos a 20, e que tem, igualmente, um novo registo a editar, nessa altura. A vinda deste one-woman-act, Liz Harris, será, todavia, especial. É que a norte-americana estará em residência artística por cá. Esta é uma iniciativa curada pela ZDBmüzique e vem no seguimento de um convite que Sérgio Hydalgo, programador musical da ZDB, fez a Liz Harris, de forma a explorar novos ambientes na música da norte-americana: a criação de novas músicas em que a voz e o piano estarão em destaque. Trata-se do primeiro avanço desde género por parte da ZDBmüzique, com o objectivo de estreitar a relação entre estes e músicos com os quais têm trabalhado.

Maio será primavera com Abe Vigoda, a 5; Deradoorian dos Dirty Projectors a 16 (a cantora de Brooklyn passará também no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães); a soul na pele de Cass McCombs, em data única e em estreia absoluta, a 22, e Fabulous Diamonds & US Girls, a 28 (Actualização: este concerto foi cancelado). Em português, haverá espaço para Rodrigo Amado Motion Trio com Jeb Bishop, a 25.

Para o fim, está reservado um verdadeiro rebuçado. Em tournée desde finais do ano passado, chegam-nos Julian Lynch, Ducktails e Big Trouble, a 16 de Junho. Antes de nos irmos embora, descansamos também os fãs do norte: está garantida uma data no CCVF, ainda a anunciar.

Depois disto, acham que não têm motivos para uma visita à ZDB?

Março
10 Arthur Doyle & Pão
12 Julianna Barwick / Magina
17 Sei Miguel Unit Core – Sessão de Releitura #2
19 Botswana & Sunflare
26 Tiago Sousa

Abril
1 Rene Hell
2 Red Trio
10 Beans
13 No Means No
20 Grouper @ Teatro Maria Matos
29 Tim Hecker

Maio
5 Abe Vigoda
19 Deradoorian + Laurel Halo
20 Cass McCombs
25 Rodrigo Amado Motion Trio + Jeb Bishop
28 Fabulous Dimonds & US Girls (Cancelado, a tournée europeia dos músicos ficou sem efeito)

Junho
02 Daniel Levin
16 Julian Lynch + Ducktails + Big Troubles

por Ana Beatriz Rodrigues

Advertisements


8 Responses to “A primavera da ZDB traz Tim Hecker, Julian Lynch, Grouper e Ducktails”


  1. 1 Nomeansno em Lisboa e no Porto « Ponto Alternativo
  2. 2 Há novidades na agenda de concertos do Porto: Ariel Pink, Abe Vigoda, Binoculers Nadja « Ponto Alternativo
  3. 3 Clubbing de Abril traz Roy Ayers, Tiago Sousa e Rene Hell ao Porto « Ponto Alternativo
  4. 4 Clubbing Optimus de Maio com Ariel Pink desvenda o restante cartaz « Ponto Alternativo
  5. 5 Agenda: Concertos da Semana « Ponto Alternativo
  6. 6 Concerto: Ben Frost @ Teatro Maria Matos « Ponto Alternativo
  7. 7 Agenda: Concertos da Semana « Ponto Alternativo
  8. 8 ZDB espalha amor para os meses quentes com Deerhoof, Dead Combo e Dirty Beaches « Ponto Alternativo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: