Concerto: Scott Kelly + Orthodox @ Porto

07Mar11

6 de Março, Passos Manuel, Porto
Texto por André Forte

O título deste texto até podia ser “como impressionar um artista mal-habituado,” mas seria perfeitamente absurdo fazer um testamento sobre um concerto de Scott Kelly sem falar do mestre que dá a voz aos Neurosis.

A noite no Passos Manuel até começou cedo, pelas mãos dos nossos vizinhos Orthodox. Ao se apresentarem em palco logo como um quarteto de contra-baixo, saxofone/clarinete, guitarra e bateria, elevaram as expectativas para níveis que não conseguiram manter durante a totalidade do concerto, principalmente porque a música não crescia para as intensidades que tanto os sopros como as vozes (quando as houve) pediam.    

Certamente, foi algo deliberadamente preparado, apesar da sensação de improviso nas primeiras duas músicas da actuação dos sevilhanos, pois era a postura do baterista, sempre a bater devagar e a ponderar cada passo como um intérprete de jazz, que não permitia atingir um clímax no concerto. No entanto, quando a proposta da banda é, realmente, jogar no mesmo tabuleiro que bandas como Kayo Dot (que até já pisaram o mesmo palco do Porto), acaba por estar sujeita às mesmas regras. Quiçá, injustamente. Mas, curiosamente, foi como trio, sem metais em palco, que os Orthodox mostraram a sua consistência enquanto banda e o quão pouco ortodoxos são, para o género.

Scott Kelly não surgiu em palco como mais do que um senhor que andava a viajar pela Europa e a fazer tatuagens por aí e por ali. Humildemente, pegou na guitarra, dedilhou algumas músicas com a segurança que o vocalista de Neurosis deve ter (pelo menos no meu imaginário), e agradeceu carrancudamente de vez em quando. Concluiria que o público se estava a mostrar “exactamente como tinham dito que ia ser: respeitoso.”

E, deveras, o hipnotismo silencioso que cercava a voz de Scott Kelly só cessava quando este silenciava, num gesto demorado, a sua guitarra. Foi esta empatia que quebrou o sisudo senhor Kelly e nos trouxe um simpático e atencioso Scott, que de música em música se ia revelando e nos ia contando as histórias das suas músicas, como Flower e We Burn Through the Night, que dedicou às nossas famílias, sendo a música que escreveu para a sua. No fim, perante uma ovação de pé e já sem músicas no seu cancioneiro, o vocalista de Neurosis prostrou-se à postura do público e admitiu, emocionado, algo que no Passos Manuel não era óbvio: “foi a primeira vez que isto [ovação de pé] me aconteceu.”

Passada quase uma hora e meia de concerto, o norte-americano com o cansaço a ser acusado nas mãos de Kelly, o concerto estava terminado: os peitos saíram cheios das tristeza devastadora das melodias que reconhecemos nos Neurosis, mas com a leveza do acústico, quase folclórico, que as músicas do vocalista a solo têm. Não são alegres, mas são indubitavelmente bonitas. Quase como Scott se revelou, preocupado, humilde e sinceramente agradecido. Tão agradecido que se certificou, antes de avançar com dois covers durante o encore, que ninguém tinha transportes públicos para apanhar no caminho para casa.

A grande questão é: o que será que se faz por esse mundo fora nos concertos de Scott Kelly que o leva a dizer que nunca teve uma audiência assim e a prometer que vai falar dela a toda a gente que conhece? Não sei. Mas sei que, se calhar, o Porto até está um passinho à frente para receber uns Neurosis. Era bom, pelo menos.

Advertisements


3 Responses to “Concerto: Scott Kelly + Orthodox @ Porto”


  1. 1 Concerto: Scott Kelly + Orthodox @ Santiago Alquimista « Ponto Alternativo
  2. 2 Neurosis aqui ao lado « Ponto Alternativo
  3. 3 Para ver: ‘The Passage’ de Scott Kelly « Ponto Alternativo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: