Agenda: Concertos da Semana

13Feb11

Esta é uma semana cheia de concertos e, principalmente, de grandes concertos. São tantos e tão bons que vamos passar directamente para o que interessa:

#1 Sugestão – Hurts

Os Hurts não inventaram a pólvora, nem tampouco são reconhecidos por rebentarem com tudo, mas o single que os lançou em 2009 para os píncaros da pop actual, Wonderful Life, continua a fazer mexer, principalmente depois de, durante 2010, terem editado o álbum de estreia Happiness. Um duo cheio de ironia, que se estreou no Optimus Alive!’10 nos palcos portugueses com a sua tristeza urbano-depressiva mascarada com os títulos fantásticos da pop carpe diem. No dia 15, terça-feira, os britânicos estreiam-se como cabeças de cartaz por estes lados, no Hard Club da ribeira do Porto.

#2 Sugestão – Só Desta Vez: PAUS & Chris Common (These Arms Are Snakes)

Os PAUS disseram no seu perfil de Facebook que “não há nada de Comum [Common] no Chris“. Quem conhece os PAUS, também sabe que não houve nada de comum nos Só Desta Vez. O último não será diferente dos outros. Melhor: o último Só Desta Vez será diferente e será, também, único. Quantas vezes é que se vê uma banda a actuar com três baterias? No Lux, no dia 17, quinta-feira, poderão ver tal fenómeno, é certo.    

#3 Sugestão – Hercules & Love Affair

Will Butler era um DJ e sabia o suficiente sobre música para fazer um projecto que pegasse. Sete anos depois, dois álbuns longa-duração na calha e muita rodagem, os Hercules & Love Affair, banda do DJ nova-iorquino, regressa a Portugal para apresentar o mais recente Blue Songs, em concerto no Lux a acontecer na próxima sexta-feira, dia 18.

#4 Sugestão – Kimi Djabaté

Nascido na Guiné Bissau, o Kimi Djabaté é um dos nomes mais importantes numa cada vez mais vasta lista de artistas do ocidente do continente africano. O seu afro-beat já passou por palcos como o do Festival Músicas do Mundo de Sines, um verdadeiro barómetro da world, e agora tem actuação agendada para o Musixbox de Lisboa na próxima sexta-feira.

#5 Sugestão – John Cale

O nome John Cale é suficiente para fazer tremer alguns incrédulos. Ex-Velvet Underground, é um dos nomes mais importantes da história da música popular e, por isso mesmo, imperdível. Cale vai actuar um pouco por todo o Portugal, passando por Coimbra, Aveiro, Guimarães, Leiria, Torres Vedras e Torres Novas. Certo é que o primeiro concerto está marcado para Coimbra, no próxima dia 17, quinta-feira.

#6 Sugestão – Pop Dell’Arte

Os Pop Dell’Arte deliciaram-nos no ano que passou com o seu regresso álbuns, encarnado em Contra Mundum. E porque as delícias sabem sempre melhor in loco, a fase de apresentação do mais recente álbum de João Peste e companhia vai continuar, passando esta quinta-feira pela Culturgest de Lisboa. Certamente, será mais um concerto ao nível dos Pop Dell’Arte.

#7 Sugestão – Death Before Dishonor

Praticantes do metalcore à boa moda da costa Leste dos Estados Unidos, os Death Before Dishonor têm passagem marcada pelo Revolver Bar, em Almada, para o dia 17, quinta-feira. Tens uns quilinhos a mais? Sentes-te pesado e letárgico? Precisas de fazer exercício e arranjar amigos durante um mosh pit? Este é o teu concerto. Na calha, o quarteto de Boston traz o mais recente Better Ways to Die, editado em 2009 com o selo da Bridge 9.

#8 Sugestão – José Mário Branco

José Mário Branco não é apenas um dos nomes a sobrar do 25 de Abril e não é apenas o senhor que cantou o FMI. É uma das pessoas mais activas naquilo que caracteriza um ser humano: ter uma consciência política e expressar-se. Ou seja, sim, a sua actividade é mais do que canções de Abril e música de intervenção, mas a noite de sexta-feira no Rivoli, no Porto, é de José Mário Branco e da sua guitarra.

#9 Sugestão – Antichthon

Os Antichthon são um dos projectos mais interessantes a emergir no metal português, actualmente. Depois de, em 2010, terem editado Through the Rapture of Dimensions numa edição limitada de autor, preparam-se para voltar ao estúdio e gravar um novo longa-duração. E que melhor forma de marcar este regresso à clausura do que um concerto de apresentação do último álbum na cidade em que surgiram? A primeira parte estará assegurada pelos Hate Disposal e pelos Daemogorgon.

#10 Sugestão – Darkstar + Long Way to Alaska

Os Darkstar são um trio de música electrónica muito especial, misturando dub e noise como poucos. Com actuação marcada para o Musicbox, no Sábado, dia 19, vão ter na primeira parte os muito apreciados por estes lados Long Way to Alaska. Os bracarenses vão apresentar pela primeira vez o mais recente álbum, Eastriver.

#11 Sugestão – Peter Evans

O trompetista Peter Evans vai continuar a onda de músicos experimentais que têm pisado os palcos da capital, no início deste ano. O norte-americano, conhecido e reconhecido pelas suas inúmeras colaborações não só no mundo do jazz, mas também da música experimental (Zach Hill diz-vos alguma coisa, senhoras e senhores?) tem actuação marcada para a próxima sexta-feira na Galeria Zé dos Bois.

#12 Sugestão – Katabatic + dérive

Muitos defeitos se têm apontado a Coimbra, e a falta de cultura podia ser uma delas. Mas nos últimos tempos, as promotoras da cidade dos estudantes têm-se mexido o suficiente para alterar isso. Assim, no próximo sábado, o CITAC vai receber a primeira saída do estúdio dos lisboetas Katabatic, que têm estado a preparar o primeiro longa-duração. A acompanhá-los estarão os locais dérive, com o seu post-doom de dois baixos.

E, claro, não é tudo. Vejam o resto das sugestões em baixo:

14 Fevereiro [Segunda-feira]

  • Moonspell c/ convidados @ Teatro Rivoli, Porto

15 Fevereiro [Terça-Feira]

  • Hurts @ Hard Club, Porto

17 Fevereiro [Quinta-Feira]

  • John Cale @ Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra
  • Só Desta Vez: PAUS & Chris Common @ Lux, Lisboa
  • Pop Dell’Arte @ Culturgest, Lisboa
  • Death Before Dishonor @ Revolver Bar, Almada

18 Fevereiro [Sexta-Feira]

  • Kimi Djabaté @ Music Box, Lisboa
  • Antichthon + Daemogorgon + Hate Disposal @ States Club, Coimbra
  • Guta Naki @ Fnac Coimbra, Coimbra
  • José Mário Branco @ Rivoli, Porto
  • Hercules & Love Affair @ Lux, Lisboa
  • Birds Are Indie @ Oficina Municipal do Teatro, Coimbra
  • Peter Evans @ ZDB, Lisboa
  • Plus Ultra + Mr. Miyagi + Unoeskimo + Dogma + Tetanus + Touro +  Mary Me @ Hard Club, Porto

19 Fevereiro [Sábado]

  • John Cale @ Centro Cultural Vila Flor, Guimarães
  • Darkstar + Longway to Alaska @ Musicbox, Lisboa
  • Guta Naki @ Tertúlia Castelense, Maia
  • Apotheus + The Ransack + Damage My God
  • David Fonseca @ Cine-Teatro, Castro Verde
  • ThanatoSchizO @ Teatro de Vila Real

20 Fevereiro [Domingo]

  • John Cale @ Teatro Aveirense, Aveiro
  • Long Way to Alaska @ Fnac Chiado, Lisboa
  • Long Way to Alaska @ Fnac Colombo, Lisboa
  • Adler’s Appetite @ Musicbox, Lisboa
  • Risk it + Never Backdown + Wild Tiger Affair @ Altar, Porto
Advertisements


No Responses Yet to “Agenda: Concertos da Semana”

  1. Leave a Comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: