Álbum: God is an Astronaut – Age of the Fifth Sun (2010)

04May10

Escrito por Ana Beatriz Rodrigues

Depois da confirmação de que estes meninos vão mesmo passar por cá, no próximo mês de Junho, chega-nos agora o álbum, Age of the Fifth Sun, que, apesar de só invadir as lojas a 17 de Maio, já está passível de audição via streaming.

Oito anos passaram desde a edição de The End of The Beggining e as diferenças são muitas. Apesar da melodia se manter, da melancolia permanecer e das camadas de efeitos continuarem lá, o cariz electrónico-experimental é agora muito mais notório neste quinto registo dos God is An Astronaut.

In the Distance Fading, o single de avanço de Age of The Fifth Sun, embora seja o típico crescendo de guitarras a que os irlandeses nos habituaram – com a adição dos vocais de Torsten Kinsella -, não tem consegue ter tanta força como uma mítica Suicide By Star [All is Violent, All is Bright: 2004]. A vontade está lá, a energia também, mas a banda de Glen of the Downs peca por tentar repetir uma fórmula que talvez já esteja gasta.

É possível que a evolução cada vez mais marcada para a electrónica, já antecipada em 2007, com Far from Refuge, seja uma maneira de desmarcação do infinito rol de bandas de post-rock que se desencadearam, em especial depois da extinção dos pioneiros Godspeed You! Black Emperor. Mas, para mim, que prefiro os dois álbuns iniciais dos irlandeses, há uma achega no meio disto tudo: Golden Sky, com nuances ao piano, ou a poderosa abertura do disco, Worlds in Collision são a confirmação de que a “aura” que fez os God is An Astronaut especiais, impossível de pôr em palavras (se colocasse, a escolha seria, provavelmente, beleza musical de paisagem), está toda lá.

Quanto ao resto do álbum, não obstante da crítica a uma certa repetição, a melhor descrição seria “está à God is An Astronaut”: Reverbs de arrebatar, a tal melodia, o ritmo marcado pelos sintetizadores e pequenos riffs subtis fazem-nos (ou, pelo menos, a mim) ter vontade de voar pela janela fora, calmamente. No entanto, há casos em que as guitarras parecem sair do controlo, e, com uma alma rock’n’roll, atingem o seu clímax, como em Shinning Through, ou na canção que dá nome ao álbum, Age of the Fifth Sun.

A banda actua em Guimarães, a 1 de Julho, no Centro de Artes e Espectáculos de São Mamede. No dia seguinte, é a capital a receber os irlandeses, no Santiago Alquimista. Os bilhetes já se encontram à venda e podem ser adquiridos nas lojas Abep, Louie Louie ou Flur, em Lisboa. Para o concerto de Guimarães, os bilhetes estão disponíveis na própria sala de espectáculos e na loja El Rock. Nas lojas Louie Louie, Lost Underground ou CGDO do Porto, também é passível a aquisição das entradas para o concerto. Como opções não faltam, quem quiser reservar, pode fazê-lo para o email reservaodp@gmail.com.

Myspace :: God Is An Astronaut

Advertisements


One Response to “Álbum: God is an Astronaut – Age of the Fifth Sun (2010)”


  1. 1 God Is An Astronaut + Junius – Santiago Alquimista

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: