Concerto: The Sound of Typewriters + Löbo @ Lisboa

21Dec09

19 de Dezembro, Interpress – Lisboa
Texto por André Forte

O edifício da Interpress, repleto de pinturas, barbaridades e atentados aos bons costumes dos que não saem de casa pecou, apenas, por duas razões: por ser tão grande e tão iluminado.

Os Löbo já rosnavam há algum tempo, mas quando toda a banda se posicionou e se impôs as atenções viraram-se para eles. Uma pequena introdução serviu apenas de aviso para o concerto que se seguiria: o ar ficou pesado, negro e denso – como já faltava ver pela nossa terra. Estes rapazes de Setúbal brindaram os poucos presentes
 com mais duas músicas longuíssimas, sujeitando-os a passagens ambientais bruscas, mas bem conseguidas, de momentos calmos a outros de levar a curvar a espinha intensamente. Infelizmente o espaço, demasiado amplo, desaproveitou o som dos Löbo, não ajudando em nada a iluminação a mais, que não intensificava nada a presença da banda em relação ao espaço fabril, de correntes a descer do tecto, que o edifício apresentava.      

Espaço esse que também não destoa em nada de tudo o que The Sound of Typewriters implica, quer no seu nome, quer na sua forma de fazer música: camada por camada, como numa produção industrial, a sua música vai ganhando dinâmica, assim como as reacções do público parecem acompanhar esse processo. O início da actuação deste duo foi, inteligentemente, ruidosa e lenta, deixando a sensação de que tudo fazia sentido naquela noite. E também neste concerto os ambientes foram caracterizados pelas passagens bruscas, de situações Noise, quase Punk, a momentos tipicamente Post-Rock, em que se percebe um crescimento e um clímax final. Mais uma vez, pena a luz, ainda que o som dos Sound of Typewriters não ter sido tão prejudicado.

Tratou-se de uma noite bem passada para quem soube, de uma verdadeira perdida para os mais preguiçosos e de uma parvoíce para quem ignora. Uma coisa ficou bem assente: eles pedem um espaço escuro para nos contagiar, seja de que maneira for.
Advertisements


No Responses Yet to “Concerto: The Sound of Typewriters + Löbo @ Lisboa”

  1. Leave a Comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: